O Festival do Berbigão está de volta ao polidesportivo da Figueira, na freguesia da Mexilhoeira Grande, para a realização da 19ª edição, marcada para o fim de semana de 9 e 10 de setembro, entre as 19h00 e a 01h00.
Em nota de imprensa, o Município de Portimão adianta que o evento aposta em pratos típicos da culinária algarvia, como massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão ou berbigão ao natural, todos confecionados no local, complementados com a doçaria e pastelaria regionais, além de outros comes e bebes.
A Figueira organiza há cerca de duas décadas este festival, "como forma de celebrar um molusco que tem profundas raízes junto da população local, pois a apanha do berbigão na Ria de Alvor perde-se nas brumas da memória, tendo o negócio da sua venda sustentado muitas famílias desde tempos idos", realça a autarquia.
No programa musical de 9 de setembro, além da atuação de Marcelo Rio, merece referência a participação do jovem Buba Espinho, cujo repertório concilia o cante alentejano e o fado.
Já no domingo, dia 10, a animação estará a cargo de Cláudio Rosário e da banda portimonense Giletes d’Aço, que junta música e humor num estilo muito próprio.
As entradas custam 4 euros, que incluem a oferta de um copo ecológico, sendo o Festival do Berbigão organizado pela Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.