Sociedade

Festival de Filosofia convida Portimão a refletir sobre a realidade

Professor Alexandre Franco de Sá - (CM Portimão)
Professor Alexandre Franco de Sá - (CM Portimão)  
Ao longo deste mês, o Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, volta a promover a iniciativa Philosophy Spring Festival, cujo programa inclui música, cinema, arte, teatro e literatura, sob o signo da filosofia, a decorrer em diferentes locais de Portimão.

A primeira atividade será a conferência Filosofia na Cidade, marcada para às 18h00 de 10 de maio no auditório do Museu de Portimão, com “A Guerra justa: um paradigma em colapso?”, tendo como convidado Alexandre Franco de Sá, professor auxiliar no departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra. A conferência tem entrada livre.
 
A sessão começa com a exibição da curta-metragem “Limbo”, realizada pelos irmãos Marcos e Marcelo Silva a partir de um argumento original de Miguel Coelho. Produzido no âmbito de um mestrado em cinema na Escola Superior de Comunicação Social, o filme fala sobre um soldado morto em combate, que “acorda” numa sala para ser julgado, o que suscita um diálogo onde se põem em causa questões éticas e o significado de se ser “humano”.
 
Segue-se a conferência, encerrando esta primeira iniciativa do Philosophy Spring Festival com um debate entre os espetadores e o conferencista, autor de vários livros e de publicações em revistas de especialidade filosófica.
 
Segundo os organizadores, o festival “pretende ser uma espécie de lado B da Escola e da filosofia que nela se ensina, ao proporcionar aos jovens adolescentes experiências cognitivas e estéticas que sejam diferentes das que estão habituados e que lhes criem saudável desassossego, emoções novas e um forte encantamento, desejavelmente inesquecível.”
 
De acordo com nota da autarquia de Portimão, o evento organizado pelo Grupo de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Portimão e tem como rádio oficial a Alvor FM.