Cultura

Festival da Sardinha está de volta a Portimão após dois anos de interregno

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Após dois anos de interregno devido à pandemia, o Festival da Sardinha regressa à zona ribeirinha de Portimão de 3 a 7 de agosto.

O município de Portimão fala de "uma imagem renovada e uma programação bastante diversificada e inclusiva, dentro e fora do recinto, dirigida a todos os gostos e idades e de acesso livre".
 
Sob organização da autarquia, "a sardinha assada a pingar no pão voltará a ser rainha, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados".
 
Toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota, terá artesanato e doçaria, com animação de rua e música, com destaque para a presença em palco de João Leote e Marisa Liz (dia 3); David Fonseca (dia 4); Bárbara Tinoco (dia 5); Wet Bed Gang (dia 6); e David Carreira (dia 7).
 
Além do recinto que terá animação no palco Sardinha, junto à restauração, e do palco principal, também haverá animação musical no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes e no Jardim 1.º de Dezembro, ao mesmo tempo que o espaço infantil Petinga Park irá atrair os mais pequenos à zona da antiga Lota de Portimão.
 
A Câmara de Portimão recorda que o site de viagens Big 7 Travel colocou o Festival da Sardinha de Portimão na liderança da lista dos 25 melhores eventos gastronómicos de verão realizados na Europa.
 
Para este reconhecimento internacional, também contribui a reconstituição histórica da descarga da sardinha, que possibilita conhecer os costumes e tradições locais e que levou a APOM – Associação Portuguesa de Museologia a atribuir em 2020 uma menção honrosa ao Museu de Portimão, na categoria de Inovação e Criatividade.
 
Essa recriação acontece, antes da inauguração do evento no dia 2 de agosto pelas 9h00, numa "viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, na qual participará meia centena de figurantes, a que se vai seguir uma grande sardinhada popular, marcada para as 13h00", realça autarquia.
 
Ao final da tarde desse dia, a partir das 18h00, atua a banda Lucky Duckies, cujo reportório vintage inclui temas de swing e rock’n’roll.
 
Toda a programação do Festival da Sardinha em: www.festivaldasardinha.pt