Bora Lá

Festival cultural ucraniano-português arranca hoje em Lagos

Felizonda, festival cultural ucraniano-português, tem início hoje em Lagos com uma programação diversificada. Promovido pela Associação ORANTA, com o apoio do município de Lagos, o festival decorre até 2 de julho, na Praça do Infante e no Jardim da Constituição.

PUB
O projeto visa homenagear a comunidade ucraniana em Portugal e a cultura da Ucrânia, reforçando os laços entre os dois países, pretendendo também angariar donativos para apoiar o centro de reabilitação para veteranos da guerra russo-ucraniana. O evento terá workshops, concertos dos mais variados estilos musicais de artistas locais e internacionais, a recriação de uma vila típica da Ucrânia, comes e bebes, área infantil e uma feira de artesanato.
 
Hoje o festival inaugura às 19 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, assim como uma representação diplomática ucraniana, estando igualmente prevista a intervenção de um representante do governo ucraniano através de teleconferência. A animação musical deste dia estará a cargo dos artistas Brisas do Sul (banda portuguesa), Naoni Orcestra - Orquestra Académica Nacional de Instrumentos Folclóricos da Ucrânia, Pau de Cabinda (banda portuguesa) e um DJ.
 
Nos dias seguintes, a agenda começa às 13 horas. O dia 30 de junho será marcado pela abertura da uma vila típica da Ucrânia, com oficinas de tecelagem Motanka, de tecelagem de rede e de frutas. Terá lugar uma excursão histórica pela cidade e uma apresentação literária com Tamara Krasnokutska (poesia). Relativamente aos concertos desse dia, estarão presentes Al-Gharband (banda portuguesa), Laura Marti (cantora de referência ucraniana), Poor Man's Band (banda inglesa) e, por fim, um DJ.
 
No dia 1 de julho, destaque para a oficina de decoração com flores, a leitura de contos ucranianos, uma apresentação de trançado de cabelo para crianças e o desfile com trajes típicos da Ucrânia. Os artistas do dia serão Oleg Skrypka & Naoni (projeto musical conjunto) e o DJ TobyONE.
 
No último dia, 2 de julho, está previsto um passeio voluntário matinal, e pela parte da tarde, atividades dos dias anteriores. A animação musical da noite será marcada por Charles France (cantor francês), um momento de Fado, Cornelius Boulevadier (com uma surpresa musical) e Laura Marti, que cantará o hino da Ucrânia, seguido por um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra. Rafa & Banda e o DJ Justt fecham a noite.
 
Nos três primeiros dias, também serão realizados leilões e lotarias para a angariação de donativos para a causa.
 
Todas as informações e programa detalhado sobre o evento disponíveis no site oficial do festival.