É já nos dias 1,2 e 3 de setembro, que a Praça dos Pescadores em Albufeira, recebe a 24ª edição das Festas do Pescador.
O local transforma-se num grande arraial, reunindo residentes e turistas, onde as associações locais “oferecem” o melhor da gastronomia regional com petiscos para todos os gostos.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que no próximo ano, serão "assinaladas as bodas de prata do evento, com um programa ainda mais forte". José Carlos Rolo sublinha "que se trata de um dos eventos mais acarinhados pela comunidade albufeirense, o qual aposta na recuperação das nossas raízes e identidade, mantendo viva as tradições da terra". O autarca realça, também, que "este é um momento muito importante para reunir a comunidade e para mostrar a quem nos visita um pouco da história do concelho e o orgulho que sentimos em homenagear os nossos pescadores, a gente da terra e a gastronomia tradicional".
As festas abrem portas no dia 1, pelas 18h00. À noite, todas as atenções voltam-se para o palco, que recebe os Adiafa, embaixadores da música tradicional alentejana. A primeira parte do espetáculo fica à responsabilidade da banda de Albufeira Duo 64.
No sábado, dia 2, há o Festival de Folclore de Albufeira, com ranchos provenientes de vários pontos do País. A atuar vão estar o Rancho Folclórico de Albufeira, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campelos (Torres Vedras), Rancho Folclórico “As Mondadeiras” de Casa Branca (Sousel) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Almagreira (Pombal).
No domingo, dia 3, Tomás Faísca assume a primeira parte do espetáculo da noite, com um reportório de música popular portuguesa, que fecha com José Malhoa.
Segundo acrescenta o Município de Albufeira, este ano, pela primeira vez, realiza-se um espetáculo de videomapping, dedicado à temática do mar. Entre o espetáculo de abertura e o artista principal haverá sempre uma projeção com som. Paralelamente, no horário em que não há espetáculos, o videomapping decorre sem som até hora de encerramento do certame.