Bora Lá

Festas do Pescador celebram "bodas de prata" em Albufeira

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
Este ano as Festas do Pescador celebram as bodas de prata no segundo fim-de-semana de setembro, 6, 7 e 8. De acordo com uma nota publicada do Município, "são 25 anos de uma festa que homenageia os pescadores e a tradição piscatória de Albufeira, que atualmente conta com 75 pescadores profissionais, mas cuja associação setorial, a APPA – Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira refere ter um total de 120 associados, muitos dos quais provenientes de concelhos vizinhos".

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que as Festas do Pescador “são uma aposta nas raízes e na identidade da terra, uma forma de reconhecer os homens do mar e uma atividade económica que no passado muito contribuiu para o desenvolvimento do concelho e que, ainda hoje, apesar das facilidades proporcionadas pela tecnologia a bordo, resistem às dificuldades com que todos os dias se debatem para trazerem o sustento para casa”. José Carlos Rolo sublinha “que se trata de uma das festas mais aguardadas e acarinhadas pela comunidade albufeirense, que todos os anos reúne familiares e amigos, alguns dos quais a residir noutros pontos do país e que aqui se deslocam propositadamente para participar no evento que, para quem nos visita bem como para as novas gerações de albufeirenses, dá a oportunidade de conhecer um pouco da nossa História, tradições, cultura, artesanato e a melhor gastronomia e vinhos da região”.
 
O evento arranca no dia 6 de setembro (sexta-feira) às 18h00, na Praça dos Pescadores, com dezenas de tasquinhas das várias associações locais com os petiscos do mar, passando pela famosa doçaria regional.
 
À noite, o algarvio Tomás Faísca sobe ao palco da Praça dos Pescadores para fazer a primeira parte do espetáculo que tem como cabeça de cartaz Emanuel. A segunda noite, sábado, dia 7, como já é tradição, é dedicada ao Festival de Folclore de Albufeira, que conta com as atuações do Rancho Folclórico de Albufeira, Rancho Folclórico de Rio Frio (Palmela), Rancho Folclórico do Penedo (Batalha) e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros (Castelo Branco). No domingo, último dia das festas, o programa musical começa com música de baile com o Duo 64, a que se segue a atuação de Zé Amaro, cantor country.
 
À semelhança do ano passado, realiza-se um espetáculo de videomapping, dedicado à temática do mar.