Sociedade

Festa das Tochas Floridas espera por milhares de visitantes em São Brás de Alportel

CM São Brás de Alportel
CM São Brás de Alportel  
No próximo Domingo de Páscoa, 20 de abril, São Brás de Alportel volta a vestir-se de cor, fé e tradição com a realização da Festa das Tochas Floridas, centrada na Procissão da Aleluia. Ao longo de 1 quilómetro, as ruas da vila são artisticamente decoradas com tapetes floridos, preparados pela comunidade.

PUB

"Um trabalho coletivo que começa dias antes com a apanha e preparação das flores, e que ganha forma na madrugada de domingo, quando centenas de voluntários se dedicam, durante a noite, à criação dos tapetes por onde passará a Procissão da Aleluia", explica nota do Município.

A manhã de Páscoa começa às 9:30, com a abertura das ruas ao público e o início do Encontro de Sabores da Páscoa, no Largo de São Sebastião, e da Mostra de Artesanato, no Adro da Igreja Matriz. Às 10:00, na Igreja Matriz, celebra-se a Eucaristia da Ressurreição, seguida da Procissão da Aleluia, que percorre as ruas floridas ao som do tradicional cântico: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”

Ao longo da tarde, a partir das 15:30, a festa continua no Adro da Igreja com um programa cultural que inclui mostras de doçaria e petiscos, a entrega de prémios dos Jogos Florais e do concurso das tochas floridas, e atuações de música e dança, com os grupos Os Vizinhos, São Brás Bailando e Tanya.

A Festa das Tochas Floridas é uma iniciativa conjunta da Associação Cultural Sambrasense, do Município de São Brás de Alportel e da Paróquia de São Brás, com o apoio do CNE – Escuteiros 1330, Junta de Freguesia, associações locais e toda a comunidade.

Nesta edição e à semelhança do que acontece desde 2019, a autarquia de São Brás de Alportel em parceria com a SAN - Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás, adaptam e reservam um espaço do percurso por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições a pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem ao evento. Uma iniciativa integrada no projeto “São Brás Acessível para todos” que se repete em 2025.

Também integrada nas celebrações da Páscoa, decorre até 27 de abril, a Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão”, que convida à descoberta dos sabores tradicionais do Algarve com propostas inspiradas na Dieta Mediterrânica, acompanhadas com vinhos do Algarve. São 6 os restaurantes são-brasenses que aderem à iniciativa.

Até 27 de abril, os clientes que escolherem estes menus habilitam-se ainda a ganhar vales de refeição, a sortear por cada restaurante aderente.

Mais informações sobre os menus e estabelecimentos participantes estão disponíveis em: www.cm-sbras.pt