Sociedade

Fernando Pessanha lança obra vencedora do Prémio de Ensaio Histórico da União das Freguesias de Faro

Arca tumular de Rui Valente, na capela gótica de São Domingos, na Sé de Faro. Foto cedida pelo cabido da Sé.
Arca tumular de Rui Valente, na capela gótica de São Domingos, na Sé de Faro. Foto cedida pelo cabido da Sé.  
No próximo dia 8 de julho (terça-feira), pelas 18h30, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa recebe o lançamento de «O cavaleiro Rui Valente: um pirata e corsário de Faro no Algarve do séc. XV», do historiador algarvio Fernando Pessanha.

PUB

A sessão de lançamento do livro, vencedor da 3ª edição do Prémio de Ensaio Histórico da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), irá contar com a presença do presidente da mesma autarquia, Bruno Lage, de Jorge Carrega, coordenador científico do Prémio de Ensaio Histórico da UFF e de Fernando Pessanha, o autor da obra premiada.

Segundo Bruno Lage, "este prémio é um forte contributo na valorização e no aumento do conhecimento histórico sobre a cidade, sendo ao mesmo tempo um estímulo à realização de mais trabalhos de investigação em Faro, permitindo um conhecimento mais robusto e abrangente da história e da identidade desta importante cidade milenar". 

Fernando Pessanha, destaca Rui Valente, cuja arca funerária se encontra na Sé de Faro, como uma das personalidades mais fascinantes da História de Faro e do Algarve: "De cavaleiro da Casa do Infante D. Henrique a pirata, de corsário a provedor do Reino do Algarve, Rui Valente destaca-se, desde logo, como a figura mais emblemática do Algarve da Baixa Idade Média. Este livro será, portanto, do grande interesse dos algarvios em geral e dos farenses em particular".