Horas depois de terem sido ultrapassados pelo Benfica B no topo da prova, os penafidelenses, que terminaram o jogo em inferioridade numérica, responderam aos 'encarnados' com um triunfo no Algarve, graças aos golos de Nuno Campos, na própria baliza, logo no primeiro minuto, e de Robinho, de grande penalidade, aos 66.
O Penafiel lidera a II Liga, com 14 pontos, mais um do que o Benfica B, enquanto o Portimonense ocupa o 12.º lugar, à condição, com cinco.
Os forasteiros adiantaram-se no minuto inicial da partida, com felicidade, num cruzamento de Miguel Maga à direita, após combinação com Robinho, para o segundo poste, a sair desviado para a própria baliza pelo lateral Nuno Campos, que tinha o lance supostamente controlado.
Em vantagem, a formação de Hélder Cristóvão aproveitou o nervosismo dos locais para algumas aproximações de perigo à baliza de Nakamura, em lances de João Silva (16 minutos) e Chico Teixeira (21), enquanto os algarvios só visaram a baliza de Baldé em remates de fora da área
A equipa anfitriã veio do intervalo determinada a igualar, mas essa dinâmica não durou mais do que 10 minutos, quando o técnico do Penafiel mexeu na equipa, chegando ao 2-0 aos 66 minutos, numa grande penalidade cobrada por Robinho, após falta de Nuno Campos, em tarde para esquecer, sobre João Silva.
Até final, o Penafiel esteve mais perto do 3-0, com ocasiões desperdiçadas por Diogo Batista (61), Gabriel Barbosa (71 minutos) e Zé Leite (90+3), e terminou a partida reduzido a 10 unidades, depois da expulsão de Sodiq Fatai, por agressão a Chico Banza, aos 86.
Lusa