A atleta portuguesa Fatoumata Diallo, que integra a comitiva algarvia, garantiu hoje o apuramento direto para as meias-finais dos 400 metros barreiras dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao ser segunda na sua série da primeira eliminatória.
Diallo, recordista nacional com 54,65 segundos, obteve 54,75, tendo apenas sido superada na sua série pela jamaicana Rushell Clayton, que correu em 54,32, numa prova em que se apuram diretamente para as meias-finais as três primeiras de cada série e os restantes três melhores tempos, enquanto as restantes vão disputar uma prova de repescagem.
A atleta, de 24 anos, a cumprir a sua estreia em Jogos, disputa a prova das meias-finais às 20:07 locais (19:07 em Lisboa) de terça-feira.
Nascida na Guiné, a atleta teve uma infância difícil devido à ausência dos pais durante alguns anos, que viajaram para a Europa. Foi em Olhão, para onde foi viver, que começou a carreira do atletismo mais a sério, orientada pelo treinador Paulo Murta do Clube Oriental de Pechão, o mesmo de Ana Cabecinha.
Aos 12 anos, através do Desporto Escolar na Escola Dr. Alberto Iria, em Olhão, foi feita a primeira abordagem do técnico. Mais recentemente, a atleta transferiu-se para o Benfica.
Algarve Primeiro/Lusa