Economia

Faro vai receber no sábado o primeiro voo proveniente de Nova Iorque

Foto - United Airlines
Foto - United Airlines  
O aeroporto de Faro vai receber no sábado o primeiro voo direto proveniente de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que representa um “passo estratégico” na ligação a um mercado em crescimento, considerou hoje o Turismo do Algarve.

PUB

A primeira ligação direta entre Newark e o aeroporto Gago Coutinho, em Faro, vai ser operada pela companhia norte-americana United Airlines e assegura o início de “uma nova rota transatlântica”, que liga o Algarve a um dos “mercados internacionais com maior potencial de crescimento na região”, destacou aquela entidade em comunicado.

O Turismo do Algarve sublinhou que os Estados Unidos “são já o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve” e os turistas provenientes deste país têm vindo a crescer de forma “sustentada” desde a pandemia de covid-19, que paralisou a aviação comercial em 2020.

“No ano passado, embora ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500.000 dormidas na região, alcançaram um crescimento de 13% face a 2023. O número de hóspedes também teve uma evolução positiva, alcançando quase os 200 mil visitantes – um aumento de 10,5% comparativamente ao ano anterior”, quantificou o Turismo do Algarve.

O organismo regional considerou que esta rota e o aumento do número de visitantes da América do Norte são o fruto do trabalho “estruturado” do Turismo do Algarve e de “diversos parceiros institucionais” para a “promoção externa” da região realizado junto dos mercados dos Estados Unidos e Canadá desde o início de 2024.

“Este ano foram já realizadas cerca de uma dezena de ações especificamente dirigidas ao mercado norte-americano, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a atratividade do Algarve, estimular a procura pelo destino e fomentar a sustentabilidade das atuais e outras futuras ligações aéreas entre os Estados Unidos e o Algarve”, exemplificou.

O Turismo do Algarve adiantou que, “pela sua dimensão, perfil de viajantes e elevado potencial de crescimento”, o mercado norte-americano vai continuar a ter mais ações de promoção, no âmbito de “uma estratégia alinhada com a ambição do Algarve enquanto destino turístico global”.

“Queremos posicionar o Algarve como uma referência no imaginário dos viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada”, indicou.

A abertura da nova rota será assinalada, no sábado, com uma cerimónia de comemoração da nova rota, que se realiza no aeroporto de Faro, pelas 08:30, anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal, empresa que gere as infraestruturas portuárias em Portugal.

Lusa