De acordo com nota da Câmara de Faro, enviada ao Algarve Primeiro, este reconhecimento foi atribuído no âmbito do congresso “Territórios que Cuidam: Envelhecer com Qualidade no Século XXI”, que decorreu no passado dia 17 de junho, em Aveiro.
O evento, promovido pelo ISCIA, reuniu mais de 15 oradores, decisores políticos, técnicos e representantes da sociedade civil, focados em debater os desafios e oportunidades decorrentes do envelhecimento demográfico.
Segundo a autarquia, o galardão reflete «o trabalho que Faro tem desenvolvido na promoção de uma abordagem integrada e de qualidade no envelhecimento populacional. Trata-se de um reconhecimento público das políticas, programas e projetos que visam assegurar envelhecer com dignidade, autonomia e participação ativa dos seus cidadãos seniores», reforça.
Segundo o ISCIA, o prémio «destaca a estratégia integrada e abrangente na área do envelhecimento», reforçando a importância da ligação entre o ensino superior e os municípios, no sentido de «construir um modelo de recomendação baseado em boas práticas autárquicas observadas no país».