Economia

Faro com dois novos operadores de trotinetes e bicicletas partilhadas

Foto - Depositphotos  
O Município de Faro vai ter a partir desta terça-feira, dois novos operadores licenciados para a atividade de partilha de velocípedes (trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas).

PUB

Segundo comunicado do Município, a exploração de atividade de partilha de velocípedes no concelho, "será realizada em regime de exclusividade pelos titulares das duas licenças atribuídas, após hasta pública realizada no passado dia 15 de janeiro, com apresentação de propostas em carta fechada". 

Uma das licenças, constituída por 350 trotinetes elétricas e 100 bicicletas, foi arrematado pela operadora Lime, enquanto a outra, para exploração de 350 trotinetes elétricas, foi arrematado pela operadora Bolt. Ambas as licenças têm validade por um período de dois anos, sem prejuízo da sua renovação anual, até ao limite de quatro anos.

A autarquia lembra que em maio de 2024, entrou em vigor o regulamento municipal da mobilidade suave, que introduziu uma nova disciplina normativa determinando regras de circulação e estacionamento no espaço público para velocípedes de utilização partilhada (trotinetes e bicicletas eléctricas).

Ao mesmo tempo, o regulamento determinou o modelo para regular os operadores de mobilidade suave partilhada, definindo qual o procedimento a ser adotado para atribuição de licenças para atividade de partilha de velocípedes, bem como quais as sanções a aplicar aos operadores em caso de não cumprimento do mesmo regulamento, nomeadamente em caso de não cumprimento do parqueamento destes veículos nos espaços designados para o efeito.