Cultura

Faro, Castro Marim e Olhão recebem 5ª edição da Animagoria

 
A Animagoria - Festa do Cinema de Animação do Algarve, evento organizado pelo Cineclube de Faro, regressa nos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro sob a temática “Expresso para o Futuro”, levando diversas atividades e exibições aos municípios de Faro, Castro Marim e Olhão.

PUB

O programa deste ano inclui ciclos de cinema para várias idades com uma temática futurista, oficinas de animação, conversas com profissionais da área, uma experiência imersiva de realidade virtual e um quiz. 

A Animagoria contará ainda com a presença de vários profissionais do setor, como Susana M. António, realizadora e produtora; Vier, realizador e artista multidisciplinar; Cristina Novo, gestora de projetos do festival Cinanima; João Carrilho e Sara António da produtora algarvia Fly Moustache; Violena Ampudia e Violeta Mora, realizadoras; e Rúben Ricardo, jovem animador.

Das diversas atividades agendadas, a organização destaca a experiência de realidade virtual “Lúcido”, do realizador Vier, a acontecer no dia 25 de setembro pelas 21h00 na Sociedade Recreativa Artística Farense “Os Artistas” (inscrição obrigatória através do site da Animagoria). 

Para os mais pequenos, o Cinema Insuflável está de regresso, com Catarina Perez a dinamizar as sessões. Nos dias 24 e 25 estará no Agrupamento de Escolas de Castro Marim e no dia 26 no Jardim da Alameda, em Faro.

A programação estende-se ainda à exposição coletiva “Palíndromo”, com curadoria de José Jesus. Inaugurada no dia 3 de setembro, continuará disponível para visita na galeria do IPDJ de Faro até dia 27, com obras de David Bastos, Dina Guerreiro, Dora Vieira e Gustavo de Jesus.

A Sessão Futuro, agendada para dia 26 de setembro às 21h00 na Sociedade Recreativa Artística Farense “Os Artistas”, dedicada a curtas-metragens de estudantes, permanece como um dos mais importantes momentos da Animagoria. Presente em todas as edições do evento, a sessão tem como principal objetivo acolher obras de jovens cineastas e valorizar as vozes criativas que estão a construir o futuro da animação nacional, sublinha o Cineclube de Faro.

Numa era marcada pela massificação de ferramentas de inteligência artificial, a Animagoria propõe ainda uma reflexão: "Como continuar a cultivar a sensibilidade, a imaginação e o pensamento crítico perante este novo paradigma?". "A Animagoria propõe uma viagem pelo(s) futuro(s) mais próximo(s) e pelos mais longínquos, pelos mais verosímeis e os mais fantásticos, entre a tecnologia e o primitivo, o artificial e o natural", lê-se na nota enviada ao Algarve Primeiro

Com o apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Câmara Municipal de Faro, da CCDR Algarve - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Câmara Municipal de Castro Marim, o evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Esta edição conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), S.R.A.F. “Os Artistas”, Werk Room, Biblioteca Municipal de Castro Marim, Auditório Municipal de Olhão, entre outros parceiros.

Para mais informações, visitar o site: www.animagoria.com