Com a chegada do inverno chegam também as indesejadas “visitas” das gripes e constipações, que, apesar de não serem exclusivas desta altura do ano, é agora que mais se fazem sentir. Embora causadas por diferentes vírus, estas duas patologias apresentam semelhantes sintomas, assim como, semelhantes cuidados preventivos, regista a farmacêutica Sofia Costa.
Num artigo de opinião divulgado recentemente, a profissional de saúde alerta para a importância dos hábitos de higiene, destacando que, práticas como lavar as mãos com frequência, tapar o nariz e a boca com um lenço ou com o braço sempre que sentir vontade de espirrar e evitar partilhar copos, pratos e talheres com outras pessoas vão ajudá-lo a manter-se longe destas patologias típicas do inverno.
Alimentar-se adequadamente e de forma equilibrada é crucial para o correto funcionamento das suas defesas. Deverá procurar enriquecer a sua alimentação com alimentos ricos em Vitaminas C e E, selénio e carotenóides. Caso não consiga obter os nutrientes e vitaminas através da alimentação, pode optar pela toma de suplementos multivitamínicos, sugere.
Adotar hábitos saudáveis, tais como, praticar diariamente exercício físico, evitar o stress, ter uma boa higiene do sono e dormir o número de horas adequado por noite vão ajudá-lo a fortalecer o sistema imunitário e a proteger-se contra os vírus. Ingerir quantidades adequadas de líquidos, seja água ou chás, contribui também para o fortalecimento das suas defesas naturais e a manter-se protegido.
Por fim, a especialista aconselha a vacinar-se contra a gripe, uma vez que, esta é uma das estratégias mais eficazes de se proteger e prevenir a patologia. A vacina é vivamente aconselhada em grupos de risco, isto é, pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos e pessoas com o sistema imunitário comprometido, grávidas e profissionais de saúde.
Caso opte por considerar a suplementação como forma de fortalecer o sistema imunitário, Sofia Costa sugere uma formulação rica em vitaminas, minerais e ingredientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que reforcem a imunidade, mas que também o ajudem a manter a energia e a vitalidade durante os períodos de maior azafama. Procure componentes como a Vitamina C, zinco, Vitamina D, equinácea e ginseng que contribuem para o aumento da produção de células imunes, redução da inflamação e melhoria da resposta imunitária a infeções.