Segundo explica nota do Município de Loulé, a iniciativa propõe um regresso "às vésperas da revolução, explorando as memórias e vivências da população do concelho de Loulé" que testemunhou aquela fase da história de Portugal. Destinada a crianças e jovens entre os 8 e os 16 anos, acompanhados por um adulto, a entrada é gratuita, mas requer marcação prévia. Os interessados devem inscrever-se através do email: servicos.educativos@cm-loule.pt ou 289 400 611.
A exposição "A Revolução da Esperança", patente ao público na Casa Memória do Séc. XX, no edifício Duarte Pacheco, em Loulé, "oferece uma perspetiva local e humana sobre os eventos que culminaram na mudança de regime, proporcionando uma oportunidade para as diferentes gerações compreenderem o impacto da história nas suas comunidades, através de relatos e memórias", lê-se no documento.
Após a visita à exposição, o museu convida as famílias a libertarem a sua criatividade numa oficina prática de manualidades em feltro. A atividade permitirá aos participantes expressarem-se artisticamente, criando peças a partir daquele material.
Segundo a autarquia, a iniciativa "Famílias no Museu" reforça o papel do Museu de Loulé "como um espaço de encontro, aprendizagem e partilha para todas as idades, promovendo a ligação entre as famílias e o património cultural local de uma forma dinâmica e envolvente".