No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a FAGAR informou que obteve a aprovação de duas candidaturas que visam mitigar a escassez hídrica. De acordo com a empresa, as medidas incluídas nessas candidaturas incidem nos sistemas de abastecimento de água em baixa do concelho de Faro, com maior potencial de redução de perdas reais.
Na primeira operação, o investimento global de 845 mil euros, apoiado pelo fundo Next Generation EU, envolve um conjunto de cinco empreitadas de remodelação: Quinta do Eucalipto, Lagos e Relvas, Rua Prof. Dr. Egas Moniz e reservatórios de Alto Rodes e Santo António do Alto, contemplando a renovação de 2,35 quilómetros de rede de abastecimento de água e a instalação de três zonas de pressão controlada (ZPC), com vista à redução de 2,70% de perdas reais de água (equivalente a 26.102 m³/ano).
A segunda candidatura visa a implementação de sistemas de medição, gestão e controlo técnico do sistema de distribuição de água, onde se inclui a criação e remodelação de 24 zonas de medição e controlo (ZMC), o upgrade do sistema de telegestão, a implementação de uma solução de gestão operacional bem como a aquisição de equipamentos de deteção de fugas (dataloggers e correlador acústico).