Cultura

Exposição revisita a história do turismo de Portimão com uma abordagem inovadora

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
A exposição “Sol, Sardinhas e Sombreiros” inaugura no próximo dia 7 de junho, às 18h00, na antiga Lota de Portimão, cruzando a identidade local com a evolução do turismo no concelho no século XX.

PUB

Patente até 31 de julho, a mostra convida «a entrar num mundo que retrata a história do turismo no município de Portimão, desde as primeiras estruturas de acolhimento de visitantes e o nascimento da Praia da Rocha como estância balnear, até à democratização do turismo após o 25 de Abril de 1974 e o surgimento de outros pontos de interesse para os visitantes, como é o caso de Alvor», explica nota da Câmara de Portimão.

O objetivo desta mostra é o de gerar uma reflexão sobre o tipo de percurso realizado e sobre o qual poderá ser o futuro do fenómeno turístico no Município, numa altura de avaliação obrigatória dos benefícios e dos efeitos nocivos da massificação turística, analisando as suas repercussões, onde o equilíbrio entre hospitalidade, preservação das identidades e valorização das comunidades locais é essencial, sublinha a autarquia. 

A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Portimão, através do Museu de Portimão, conta com os apoios da Região de Turismo do Algarve, do Pestana Alvor Praia, do Júpiter Hotel Group, do Hotel Algarve Casino, do Penina Hotel & Golf Resort, da Frota Azul Algarve, STAP Reabilitação Estrutural, SA e do Museu do Traje de São Brás de Alportel, empresas e entidades que forneceram informações, apoio logístico e materiais para esta mostra.