O MAR Shopping Algarve inaugurou, esta quinta-feira, a exposição internacional “Living Among What's Left Behind" (Viver Entre O Que É Deixado Para Trás, em português), que tem como objetivo sensibilizar para os problemas ambientais e sociais globais. Na inauguração esteve o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e entidades da esfera cultural e ambiental da região.
A mostra reúne 32 imagens do fotojornalista, Mário Cruz, que registou a extrema poluição ao longo do Rio Pasig, em Manila - Filipinas.
Com entrada gratuita, até 09 de abril, a exposição, premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, apresenta uma instalação artística construída com aproximadamente duas toneladas de resíduos sólidos. A proposta foi simular caminhos de poluição, como os que o Mário Cruz, vencedor do World Press Photo, percorreu ao longo de um mês pelas comunidades que vivem nas margens do rio Pasig.
A exposição já ocupou diferentes espaços internacionais, tais como o Teatro Nacional de Bruxelas, a Galeria IAM, em Macau, o Mattatoio (Museu de Arte Contemporânea), em Roma, além de ser apresentado em Portugal, no Palácio Anjos, em Algés e outras três cidades. Agora, fará residência no MAR Shopping Algarve para “dialogar” com quem visitar a mostra.
Para o fotojornalista, Mário Cruz, este é um desafio interessante. “Já estivemos nos sítios mais diversificados, desde um palácio a um teatro. Agora, estamos a expor num centro comercial. É um espaço único e improvável, um lugar que obriga a parar e pensar. A exposição é um exemplo do caminho perigoso que a humanidade percorre quando as necessidades básicas humanas e o meio ambiente são ignorados”, enfatiza.