Em publicação enviada ao Algarve Primeiro lê-se que, trata-se de uma criação conjunta dos artistas David Bastos e José Jesus, que encerra a 5.ª edição do PAA – Programa de Apoio às Artes do Município de Loulé.
A mostra, dedicada à media arte digital, «convida o público a uma experiência imersiva sobre o equilíbrio entre presença e ausência, expansão e retração, matéria e energia». O título da exposição remete ao conceito cabalístico de Tzimtzum — termo hebraico que significa “contração” ou “retração” — e que, segundo a tradição mística judaica, «descreve o momento em que o divino se contrai para criar um espaço onde o universo finito possa existir», explica nota da autarquia de Loulé.
Inspirados por esta metáfora de criação e limite, Bastos e Jesus exploram, através da arte digital, a tensão entre o humano e o tecnológico, «transformando luz, som e movimento em linguagem poética e reflexiva. “TzimTzim: o jogo da vontade” propõe, assim, uma leitura contemporânea do gesto criador — um espaço onde o código e a espiritualidade se encontram», regista o documento.
A inauguração está marcada para esta sexta-feira, 14 de novembro, pelas 18h00. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 10h00-13h00 e 14h00-18h00. A entrada é livre.