O Município de Olhão assinalou, ontem, o arranque do ano letivo 2024/2025 no concelho, com a presença do executivo na Escola Básica Nº4. Num edifício recentemente renovado, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, deu as boas vindas a toda a comunidade.
Acompanhado pela vereadora com o pelouro da Educação, Elsa Parreira, pelo vereador com o pelouro das Obras Públicas, Ricardo Calé, pela diretora do Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira, Mafalda Guerreiro, e pelo administrador da AmbiOlhão, Carlos Martins, António Miguel Pina fez questão de entregar a alguns dos encarregados de educação e crianças presentes, o kit de material escolar oferecido pelo Município, salientando igualmente a oferta de uma mochila e/ou saco pela empresa municipal AmbiOlhão, alertando para o tema “da escassez de água, que deve estar presente na consciência de todos desde muito novos”.
“A mochila é uma forma de passar a mensagem para o problema das alterações climáticas às novas gerações”, realçou o autarca, durante a cerimónia que decorreu numa turma do 1º ano da EB Nº4. Referiu ainda o apoio dado pelo Município, que oferece todos os materiais necessários para o dia a dia dos alunos, assim como os livros de fichas. Os 1.740 alunos do 1º Ciclo e respetivas famílias recebem, assim, da autarquia, uma ajuda que permite minimizar as despesas com educação no início de mais um ano letivo.
Foi ainda realçado pelo presidente da Câmara de Olhão, que numa região vocacionada para o turismo e onde muitos famílas não podem tirar férias no verão, o Município criou, em colaboração com a associação AI9.PT, a iniciativa “Brincar a tempo inteiro”. Destinada a crianças do pré-escolar e 1º Ciclo, "é uma oportunidade para que as crianças explorem e desenvolvam as suas habilidades num ambiente seguro e estimulante", explica nota divulgada da autarquia. Mais pormenores
aqui.