Mais de 50 ex-fumadores reuniram-se ontem num jantar convívio para assinalar e celebrar o Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio. A iniciativa foi promovida no âmbito do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, desenvolvido pelo Município de Castro Marim desde o início de 2015, tendo ajudado cerca de 600 pessoas na luta contra a dependência da nicotina.
Nota da autarquia dá conta que o programa trabalha em duas vertentes - na sensibilização para deixar de fumar e no apoio aos fumadores durante todo o processo. Inicialmente o programa começa por disponibilizar uma consulta de cessação tabágica com médico e psicólogo, onde se prepara o fumador para começar o processo, e contempla a comparticipação dos medicamentos. Esse acompanhamento médico e psicológico continua até ao momento da "alta".
Atualmente, o programa de combate ao tabagismo regista uma taxa de sucesso muito elevada. “Foi uma decisão inteligente a de deixar de fumar, que vos dá mais anos de vida, mais qualidade de vida e também um aforro do orçamento familiar”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o mentor desta iniciativa ainda no município vizinho, em Alcoutim. “São as políticas preventivas, alicerçadas em grande parte na promoção do desporto, que podem, desde cedo, evitar aquela que é hoje a principal causa de mortalidade prematura evitável no mundo, o tabagismo”, finalizou o autarca.