Sociedade

Europe Direct Algarve e da CCDR Algarve estão na SEIVA 2019

 
A Cimeira do Clima de Nova Iorque deixou no ar novas promessas. António Guterres, Secretário-Geral da ONU ao convocar a Cimeira referiu que o mundo está hoje “em sérios apuros com a alteração climática” e que esta é uma “questão de vida ou de morte” (do planeta e portanto da espécie humana).

 
A União Europeia está ela própria também seriamente comprometida no cumprimento dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Presidência Finlandesa escolheu a divisa: “Uma Europa sustentável, um futuro sustentável” para o mandato que cumpre até 31 de dezembro. 
 
É neste enquadramento que a CCDR Algarve justifica a sua participação e do Europe Direct Algarve na SEIVA 2019, com o objetivo a divulgação do trabalho desenvolvido em torno da Economia Circular e dar a conhecer o esforço da União Europeia na senda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 
 
O Europe Direct Algarve é assim um dos parceiros da Agência Portuguesa do Ambiente-ARH do Algarve (APA-ARH Algarve) que promove, pela terceira vez, entre hoje e 4 de outubro, a Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2019, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”. 
 
Na SEIVA2019 estão previstas 60 iniciativas, pela 1ª vez nos 16 concelhos algarvios, numa alusão aos 10 anos do projeto Voluntariado Ambiental para a Água que está na sua génese.
 
Em comunicado a CCDR explica que neste âmbito, "pretende-se mobilizar as comunidades escolares e a população em geral, para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade".
 
Assim o Europe Direct Algarve vai apresentar e discutir o documento #RumoaumaEuropasustentávelaté2030», falar da importância das línguas neste contexto e divulgar a investigação que se faz por cá.