Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e presidente da Eurocidade do Guadiana, recebeu formalmente a bandeira e o distintivo do galardão, acompanhado por Alberto Fernández, vice-presidente da Eurocidade e alcaide de Ayamonte, e por João Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, bem como parceiros institucionais que acompanham a dinâmica transfronteiriça.
Em comunicado, o Município de Vila Real de Santo António adianta que a proposta valorizou não só a capacidade organizativa na realização de competições e eventos de alto nível, mas também o "compromisso em consolidar uma cultura desportiva comum que promove a inclusão, saúde, participação e desenvolvimento comunitário".
Com este galardão, a autarquia diz que Vila Real de Santo António consolida o seu papel estratégico na Eurocidade, "com infraestruturas de referência, como o Centro de Alto Rendimento, e uma vasta experiência na receção de estágios, provas e eventos internacionais".
Álvaro Araújo declarou que "receber este reconhecimento é motivo de orgulho e um forte incentivo para continuarmos o trabalho conjunto. O desporto aproxima pessoas, promove a saúde e cria oportunidades económicas e sociais para as nossas comunidades." Alberto Fernández acrescentou que o título confirma o potencial do território, formado por três cidades e dois países, como destino privilegiado para a prática desportiva.