Dicas

Estudo demonstra principais benefícios da leitura

A leitura pode centrar-se num drama ou numa história de amor com ou sem um final feliz, mas percorrer esse conteúdo ajuda-nos a libertar emoções e a refletir sobre o que poderíamos fazer se estivéssemos num cenário ou contexto semelhante.
A leitura pode centrar-se num drama ou numa história de amor com ou sem um final feliz, mas percorrer esse conteúdo ajuda-nos a libertar emoções e a refletir sobre o que poderíamos fazer se estivéssemos num cenário ou contexto semelhante.  
Freepik
Uma equipa de investigadores da Universidade de Toronto mostra os benefícios da leitura dando especial enfoque à noturna, uma vez que, é quando a maior parte das pessoas tem disponibilidade e quando se sentem mais predispostas para o fazer.

Não há dúvidas de que o ato de ler constitui um dos principais benefícios para a nossa saúde mental, mas os investigadores vão mais longe e explicitam muitas das habilidades que se podem desenvolver com essa simples, mas muito agradável atividade diária.
 
1. Aumenta a empatia
 
Os cientistas descobriram que ler faz bem ao cérebro, que aumenta a empatia e a criatividade, mas que não é todo o tipo de leitura. Ler notícias, por exemplo, não exerce o mesmo efeito positivo no cérebro, na medida em que desperta pouco a criatividade, alertam.
 
Com a leitura de histórias, os leitores tornam-se mais empáticos e flexíveis, registam os especialistas.
 
2. É um exercício para o cérebro
 
A leitura, especialmente à noite, exercita o cérebro nas mais variadas dimensões, mostra o mesmo trabalho de investigação acrescentando que,  através dessa atividade passamos a responder mais facilmente aos problemas do dia a dia, apresentamos mais capacidade de memória, ao mesmo tempo em que nos sentimos mais livres e descontraídos. À semelhança do exercício físico que nos promove uma agradável sensação de bem-estar, também a leitura ativa o cérebro e torna-o mais apto para realizar as suas funções num menor espaço de tempo, registam os cientistas.
 
3. Reduz o risco de sofrer de Alzheimer
 
O estudo demonstra que, a leitura pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Embora não se possa garantir com absoluta certeza, visto que existem múltiplos fatores que afetam o seu desenvolvimento, é verdade que ao ler, a mente é forçada a pensar e a manter-se ativa.
 
4. Ajuda a libertar emoções
 
A leitura pode centrar-se num drama ou numa história de amor com ou sem um final feliz, mas percorrer esse conteúdo ajuda-nos a libertar emoções e a refletir sobre o que poderíamos fazer se estivéssemos num cenário ou contexto semelhante. Essa atividade desenvolve o nosso cérebro e prepara-o para diversas possibilidades de vida.
 
5. Promove a aquisição de novo vocabulário
 
A leitura ajuda-nos  a descobrir novas palavras e a aumentar o vocabulário. No caso dos mais novos, é uma ferramenta muito benéfica para cultivarem conhecimentos, contactarem com novas realidades e para refletirem sobre o mundo, além de ser um hábito muito saudável e recomendado pelos especialistas.
 
Podemos reservar um tempo diário para a leitura, aproveitando os tais momentos em que “não temos nada para fazer”, seja durante o dia ou antes de dormir e motivar os nossos filhos para que substituam as tecnologias também por um bom livro. A nossa saúde mental agradece e a nossa forma de encarar a vida, as pessoas e as situações ganhará um novo impulso, acredite.