O parque solar do Viçoso, operado pela Galp em Alcoutim, abriu portas durante o mês de abril para receber cerca de 50 alunos da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira, de Martim Longo, e da Escola Básica 2/3 de Castro Marim.
Em comunicado, a Fundação Galp frisa que, contou mais uma vez com o apoio da Associação Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, parceiro social local na implementação do seu plano de envolvimento na região.
Rodeados por cerca de 250 mil painéis solares, os estudantes tiveram uma aula em ambiente real. "Uma oportunidade para compreenderem o mundo da energia, materializarem o funcionamento de um parque solar e a realidade de quem lá trabalha, testarem conhecimentos sobre o papel das renováveis no combate às alterações climáticas ou aprenderem mais sobre a produção solar no Baixo Guadiana", lê-se no documento.
A sessão da "Rota da Energia", uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia, parceira da Fundação Galp, abriu a visita dirigida a jovens que frequentam o 3º ciclo de ensino, desafiando-os a contribuir para a poupança energética.
A Agência Internacional de Energia estima que mais de 67 milhões de pessoas trabalham no setor da energia em todo o mundo. Muitas destas profissões, que não existiam há apenas alguns anos, são hoje a base de uma nova economia de baixo carbono.
Inaugurado em setembro de 2023, o Parque de Alcoutim é o primeiro grande investimento solar da Galp em Portugal. O complexo formado por quatro centrais fotovoltaicas (São Marcos, Viçoso, Pereiro e Albercas), representa 10% da potência solar instalada operada pela empresa e fornece energia renovável a mais de 80.000 famílias.
Integrado na comunidade, o parque solar de Alcoutim vai continuar a receber visitas de estudo de escolas de vários pontos do Algarve, contribuindo para a literacia energética e consciencialização das novas gerações, uma iniciativa que, segundo o comunicado, integra o programa educativo da Fundação Galp.