O Município de Albufeira retoma o programa “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira”, a partir do próximo dia 3 de outubro até 12 de junho do próximo ano.
As visitas, que se realizam todas as quintas-feiras (exceto aos feriados), em português e inglês, visam divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes da data pretendida, através do email: turismo@cm-albufeira.pt ou do telefone: 289 599 502.
A iniciativa que pretende dar a conhecer o património edificado de maior interesse turístico e histórico da zona antiga da cidade, tem um percurso com a duração de aproximadamente de 2 horas e é conduzida sob a orientação de uma técnica de turismo da autarquia.
O ponto de encontro está marcado para as 10h00, no Beato Vicente, no Largo Jacinto d`Ayet, junto à Igreja de Santana (séc. XVII).
Para o autarca de Albufeira, “é fundamental diversificar a oferta, sobretudo durante a época baixa do turismo, pelo que para além das visitas ao centro antigo da cidade, a autarquia aposta nos percursos pedestres na zona urbana e no interior do concelho, visitas ao Castelo de Paderne, desportos náuticos, golfe, grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, eventos gastronómicos e de enoturismo e programas culturais que dão a conhecer as raízes e a identidade do nosso povo. Desta forma conseguimos atrair mais turistas ao concelho e combater a sazonalidade”, conclui.
Relativamente ao programa, depois da Igreja de Santana, a visita prossegue em direção à Igreja Matriz (templo de finais do séc. XVIII), Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, passando pela Igreja de S. Sebastião (atual Museu de Arte Sacra – sem visita), Rua Joaquim Pedro Samora e Rua Henrique Calado. De seguida faz-se a visita à Capela da Misericórdia (séc. XV), passa-se pelo Largo da República e, finalmente, desce-se a Rua da Bateria. Se houver tempo, o grupo pode prosseguir em direção ao Cais Herculano e Praia dos Pescadores, onde se dará por finalizada a visita guiada, explica nota do município.