O Estádio Municipal de Loulé foi alvo de uma intervenção tendo em vista a adaptação do espaço aos efeitos de ilha de calor urbano.
O projeto desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao React-EU/2021 do Programa Compete 2020, deu lugar à plantação de 197 árvores e arbustos que permitirão "aumentar o conforto microclimático, visual e acústico de todo o espaço intervencionado", descreve nota da autarquia louletana.
Foram privilegiadas espécies autóctones e outras adaptadas às condições climáticas locais, nomeadamente alfarrobeiras, oliveiras e amendoeiras, entre outras.
A intervenção, realizada numa área de 3.405 m2, incluiu ainda a beneficiação e instalação de sistemas automáticos de rega, limitados à área mínima indispensável, e a implementação de soluções de aproveitamento de águas pluviais e recurso a outras origens de água que não a rede pública de abastecimento, promovendo uma gestão hídrica mais eficiente e sustentável.
Segundo sublinha a autarquia, outra vantagem deste projeto, é que as árvores e vegetação colocadas, vão fornecer sombra, permitindo criar humidade atmosférica, funcionando como sumidouros de CO2.