Com a adesão, os estabelecimentos de alojamento local comprometem-se a implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas entre uma lista de 60, segundo o seguinte cronograma: Fase 1: Primeiras 4 medidas até 31 de março de 2025; Fase 2: Mais 4 medidas até 30 de junho de 2025; Fase 3: Últimas 4 medidas até 31 de dezembro de 2025.
A obtenção do selo Save Water é também uma condição para aceder à Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, disponibilizada pelo Turismo de Portugal. Este mecanismo de financiamento apoia os custos relacionados com a implementação das medidas exigidas.
Em 2024, os empreendimentos turísticos aderentes ao selo já demonstraram resultados expressivos, registando uma redução de 16% no consumo global de água e 15% no consumo específico (por dormida), comparativamente com o mesmo período de 2023. Esta economia reflete-se também em benefícios financeiros, com poupanças médias de mais de 7000 euros anuais por empreendimento.
A iniciativa Save Water, é coordenada pelo Turismo do Algarve em parceria com o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia.
Este alargamento ao Alojamento Local decorre da resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, que manteve a situação de alerta por seca no Algarve e ajustou o objetivo de redução de consumo do setor urbano para 13%. A medida sublinha o empenho de toda a cadeia turística na mitigação dos efeitos da escassez hídrica, consolidando o Algarve como destino sustentável.
Para mais informações e adesões, aceder à Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica.