Bora Lá

Espetáculo na Associação de Músicos em Faro revisita bandas locais dos anos 90

Foto - Associação Recreativa e Cultural de Músicos
Foto - Associação Recreativa e Cultural de Músicos  
Revisitar seis bandas que marcaram o cenário musical de Faro na década de 1990 é o objetivo do espetáculo agendado para sexta-feira na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), disse à Lusa o mentor do projeto.

“Como algumas destas bandas já estão há muito tempo sem reaparecer, gostávamos este ano de presentear o público farense, que começa a ficar habituado a ouvir-nos por esta altura de Natal, com algo diferente”, explicou João Tiago Neto sobre o evento “Na Mesma Rua & Amigos – Especial de Natal”.
 
Pelo palco, vão passar antigos membros de Nostradamus, Amigos d’Adílio, Murangus, Imune, PSI e Melomenorítmica, seis das bandas “mais marcantes da memória coletiva farense dos anos 90”, refere a ARCM, em comunicado.
 
João Tiago Neto, de 48 anos, antigo vocalista dos Melomenorítmica, recordou à Lusa que em 2022 iniciou um projeto musical com Pedro Bandeira, antigo vocalista dos PSI, que deu origem a uma banda com seis elementos desses dois grupos, já com várias atuações desde então.
 
Em dezembro de 2023, realizou-se, na mesma data e também no palco da Associação de Músicos, “uma reunião de amigos” com “muito sucesso” e, no seguimento do convite para repetir esse evento este ano, a decisão passou por “alargar o leque de convidados”.
 
“Pensámos que seria bom convidar e relembrar mais bandas desse tempo que nos diziam muito”, explicou João Tiago Neto sobre o convite a Luís Trincheiras, dos Imune e dos Nostradamus – que já tinha estado num concerto realizado no Festival F, em setembro –, Nuno Emídio e Mónica Romão, dos Murangus, e Paulo Monstro, dos Amigos d’Adílio.
 
Com os ensaios já realizados com todos os elementos juntos, o antigo vocalista dos Melomenorítmica voltou a recordar o que tornou tão “inesquecível” esse período em Faro, reavivando “a nostalgia e um sentimento de voltar atrás no tempo 20 ou 30 anos”.
 
“Era tão bom fazer música em Faro nessa altura e havia bandas tão boas e com tanta qualidade, que, se nascessem hoje, se calhar estavam na moda ainda. São essas boas recordações que pretendemos passar outra vez para o público”, concluiu.
 
Em comunicado, a ARCM promete “uma noite recheada de surpresas, emoções e reencontros musicais, com a colaboração de convidados muito especiais, que ajudarão a revisitar algumas das bandas mais marcantes da memória coletiva farense dos anos 90”.
 
Será, acrescenta a associação farense, “um momento de união e celebração das raízes musicais de Faro”, que permitirá “reviver os temas que marcaram uma era e descobrir novas interpretações que prometem surpreender”.
 
Os bilhetes para o evento, agendado para as 22:30 de sexta-feira, estão disponíveis em https://shotgun.live/events/na-mesma-rua-especial-de-natal.
 
Lusa