Ambiente

Escolas de Faro captam água da chuva para regar hortas pedagógicas

A União das Freguesias de Faro, em colaboração com os agrupamentos escolares, implementou um sistema de captação de águas pluviais nas escolas do 1.º ciclo da freguesia.

PUB

Este projeto, tem como objetivo reaproveitar águas da chuva para a rega das hortas pedagógicas escolares, enquanto sensibiliza a comunidade escolar para a importância da água.

Cada escola foi equipada com um reservatório com capacidade para 2.000 litros, projetado para captar água da chuva proveniente dos telhados. 

“Este projeto é mais um passo importante na nossa missão de construir uma freguesia mais consciente e preparada para enfrentar os desafios ambientais do futuro. Acreditamos que a educação é a chave para promover a sustentabilidade e queremos envolver os mais jovens desde cedo nesse processo”, destaca Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, numa nota divulgada.

“As chuvas que se fizeram sentir dos últimos dias permitiram que o sistema de captação fosse devidamente testado, com resultados animadores. Os reservatórios ficaram completamente cheios, demonstrando a eficácia deste sistema. Em vez de se perder, esta água agora poderá ser utilizada para regar as hortas pedagógicas das escolas, um exemplo prático de como podemos aproveitar melhor os recursos naturais,” realça o autarca.