Ambiente

Escolas de Albufeira galardoadas em concurso promovido pela APA

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
A edição 2024/2025 do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, distinguiu vários estabelecimentos de ensino na região do Algarve.

PUB

O concurso é organizado no quadro do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), desde 2021, e tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em colaboração com os seus respetivos municípios, para a importância de monitorizar o consumo de água e promover práticas que visem a sua utilização eficiente. 

Segundo explica nota da Câmara de Albufeira, os prémios atribuídos às escolas estão divididos em três categorias: Desempenho, Ação e Monitorização. Foi nesta última que a Escola Secundária de Albufeira (ESA) foi distinguida com o 1º lugar, após ter proposto a implementação de um projeto centrado na medição dos consumos de água e divulgação dos resultados da monitorização em vários espaços da escola. Com o prémio de 15.000€ atribuído pela APA, a ESA deverá agora investir no melhoramento da sua capacidade de utilização eficiente da água. Já a Escola Básica do 1º Ciclo de Vale Pedras recebeu um Prémio de Participação, no valor de 1.000€, após ter submetido uma candidatura focada no aproveitamento e armazenamento de água da chuva. 

A Câmara Municipal de Albufeira associou-se às candidaturas submetidas pelas duas escolas. O presidente do Município, José Carlos Rolo, lembra que “a adaptação às alterações climáticas começa com as gerações mais jovens, que sucessivamente demonstram a sua capacidade e engenho na procura de soluções que nos permitam ser mais eficientes na utilização dos recursos”. O autarca congratula as escolas que participaram no concurso e promete “continuar a apoiar iniciativas vindas da sociedade civil que permitam investir no desenvolvimento de capacidades para lidar melhor com as alterações climáticas”.

A vereadora responsável pelo pelouro da educação, Cláudia Guedelha, felicita todos os alunos envolvidos nos projetos. A autarca realça ainda “o papel cívico da escola”, e lembra que “o investimento na educação dos mais jovens tem um efeito multiplicador, que facilita a adoção de práticas sustentáveis por um conjunto muito mais alargado de pessoas”. Já o vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do ambiente, Cristiano Cabrita, destaca que “este tipo de iniciativas é fundamental para conseguirmos mitigar as consequências das alterações climáticas, mas também para darmos aos mais jovens as ferramentas necessárias para enfrentar fenómenos de ainda maior escassez de recursos hídricos no futuro”.

O concurso “Eficiência Hídrica na Escola” é organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a empresa Águas do Algarve. A iniciativa conta também com o apoio da Universidade do Algarve, da Agência para a Energia (ADENE) e da Direção Regional de Educação do Algarve (DGEST-DSR). Além das escolas de Albufeira, foram também distinguidos estabelecimentos de ensino de São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Loulé, Olhão e Castro Marim.