Trata-se de um passeio pedestre guiado designado: Trilho da Ribeira d' Alte XL. "Um passeio que combina a natureza, a arte urbana e a geologia", avança a organização.
O passeio que terá lugar no dia 17 de novembro, convida a descobrir o geossítio da Queda do Vigário, num convite à observação de muitas evidências do Complexo Vulcano-Sedimentar que testemunha a primeira fase de formação de um rifte, há 198 milhões de anos, que originou a abertura de um braço de mar que agora corresponde ao oceano Atlântico.
A Queda do Vigário, é uma queda de água de 24 metros de altura localizada na ribeira de Alte. Esta cascata é alimentada pelas águas subterrâneas que emergem à superfície nas nascentes de Alte, a montante, e que fazem parte do sistema aquífero Querença-Silves (maior reservatório de água doce do Algarve).
As águas subterrâneas que correm pelas rochas calcárias fraturadas do Jurássico, brotam à superfície devido ao contacto com as rochas menos permeáveis do referido Complexo Vulcano-Sedimentar.
O percurso é circular e tem cerca de 9 km. As inscrições decorrem até 14 de novembro.