Ambiente

Escola Básica da Conceição de Faro na final do prémio da Fundação Galp

Em 2023, o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa foi o grande vencedor com o projeto multidisciplinar
Em 2023, o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa foi o grande vencedor com o projeto multidisciplinar "Pina Manique Circular", que, através de uma série de iniciativas, conseguiu reduzir em 35% o consumo de energia em contexto escolar.  
A Escola Básica da Conceição de Faro, está entre as 10 finalistas da quarta edição do prémio Energy Up, concurso nacional que desafia as escolas portuguesas a apresentar projetos e ideias que contribuem para a transição energética, organizado pela Fundação Galp.

Através do projeto "200h de SOL", a escola algarvia construiu uma "Aldeia Solar" que despertou nos alunos a consciência para reduzir o consumo de eletricidade e de água e tornar a escola mais sustentável.
 
Após análise das mais de 80 candidaturas apuradas, a Galp e a sua Fundação vão reunir as dez escolas finalistas no próximo dia 29 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para anunciar os vencedores do prémio.
 
Entre as 10 finalistas apuradas, encontram-se escolas de todos os ciclos de ensino oriundas dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal e Viseu.
 
A escola vencedora será recompensada através da entrega do Grande Prémio Energy Up, que prevê a instalação de painéis fotovoltaicos da Galp no valor de até 20 mil euros, com estimativas de poupança de até 1.000 euros na fatura energética mensal.
 
Além do Grande Prémio, o Prémio Energy Up atribui prémios para os melhores projetos por nível de escolaridade (1.º CEB; 2.º/3.º CEB; Ensino Secundário/Profissional) no valor de 2.000 euros para o 1.º lugar e de 1.000 euros para o 2.º e 3.º lugar.
 
As candidaturas provenientes de todo o país foram avaliadas por um painel de jurados composto, entre outros, por representantes dos parceiros institucionais do prémio: ADENE (Agência para a Energia), APA (Agência Portuguesa do Ambiente), DGE (Direção-Geral de Educação) e DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia).
 
Desde 2010, o Future Up já beneficiou 2,2 milhões de estudantes e professores de norte a sul do País, continente e ilhas e mais de 21 mil escolas.