Política

Empresária hoteleira de Vila do Bispo é candidata à presidência das Mulheres Socialistas do Algarve

Empresária Ana Cruz, é candidata à presidência das mulheres socialistas do Algarve.
Empresária Ana Cruz, é candidata à presidência das mulheres socialistas do Algarve.  
Ana Cruz, 34 anos, natural de Vila do Bispo e empresária hoteleira, é candidata à presidência das Mulheres Socialistas do Algarve. O ato eleitoral decorrerá em setembro.

A candidata diz num comunicado, que está na política há 2 décadas, e acredita que «só com um maior envolvimento e proatividade das mulheres na política é possível alcançar a tão desejada igualdade, seja em termos sociais, políticos, de direitos humanos ou de acesso à saúde e habitação».
 
Ana Cruz assume que a candidatura «assenta na ambição de uma sociedade mais justa e mais sustentável.  Baseia-se em referências fundamentais do passado mas que também olha para o futuro, polarizando o desejo de uma alternativa de modo a combater populismos, injustiças e desigualdades. Queremos ser uma plataforma de progresso e evolução, aberta a todos aqueles que se revejam neste projeto», afirma no seu manifesto eleitoral.
 
A formação e qualificação das mulheres, promovendo a sua competitividade, a criação de medidas ao nível local para prevenção e combate da violência contra mulheres e violência doméstica são algumas das medidas elencadas na sua candidatura.
 
Entende que a estrutura federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos é «uma estrutura de camaradas para camaradas. Próxima das pessoas, viva, dinâmica, com ideias e colaborativa para com a Federação regional e claro com a estrutura nacional. A estrutura das Mulheres Socialistas tem que promover debates internos e de formação, a fim de defender a sua identidade regional peculiar.  Mostrar que está viva e empenhada em dar respostas adequadas, coerentes às grandes preocupações quotidianas das algarvias, para sermos um Algarve ainda mais forte».
 
Foi aos 14 anos, que diz ter-se envolvido na política, a colaborar com o Partido Socialista em Vila do Bispo e posteriormente responsável pela reativação, naquele concelho, da Juventude Socialista. Revela que participou em «inúmeros projetos» e envolveu-se em vários movimentos estudantis e de investigação, sempre ligados à região do Algarve. Preside à mesa da assembleia de militantes e faz parte do secretariado da Federação do PS Algarve.