Na edição de 2025, a EMARP integra o grupo das 72 entidades gestoras distinguidas a nível nacional, sendo uma das 7 entidades reconhecidas na região do Algarve.
Em nota enviada ao Algarve Primeiro, a empresa adianta que, «esta distinção reflete a excelência do serviço de abastecimento de água prestado à população e resulta de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que contempla critérios quantitativos e qualitativos, governança, cumprimento das obrigações legais e conduta perante o regulador».
A EMARP diz ainda que, realiza anualmente cerca de 5 000 análises à água distribuída em Portimão e além do Programa de Controlo da Água para Consumo Humano, aprovado pela ERSAR, a empresa implementa o plano de controlo de qualidade operacional, que «assegura a monitorização contínua e o cumprimento dos parâmetros de qualidade em toda a rede de abastecimento».
Os dados nacionais confirmam que a água da torneira em Portugal é segura, com o indicador “Água Segura” a atingir 99 % de conformidade nos sistemas públicos de abastecimento, lê-se na mesma publicação enviada às redações.
Os selos serão entregues a cada uma das entidades distinguidas, no dia 18 de novembro, às 17h30, na cerimónia da ERSAR - “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG 2025).