A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) marca o mês de março com a apresentação de um conjunto de iniciativas de educação e sensibilização ambiental sobre a temática da água e saneamento, direcionadas à comunidade escolar e à população em geral, «destacando a urgência de combater o desperdício deste recurso natural, imprescindível à vida», avança nota da entidade.
No atual contexto de seca hidrológica prolongada que o Algarve enfrenta, com níveis de armazenamento das reservas de água muito reduzidos, a EMARP chama a atenção para a importância de boas práticas e comportamentos ajustados à realidade, através de um conjunto de ações diárias, de caráter presencial e digital, sob o mote “Março Azul”.
Aos agrupamentos de escolas do município de Portimão, foi disponibilizado um pacote de ações específico sobre o tema da água e do saneamento, que aborda a informação sobre o contexto climático que a região algarvia vive. O programa de atividades, que tem início no dia 1 de março e decorrerá até ao final do ano letivo, pode ser consultado em www.emarp.pt/educacao.
Entre as diferentes iniciativas consta o lançamento do livro infantil “Vamos salvar a Hidra”, uma história pensada para os mais novos compreenderem o valor da água e a importância de a preservar; e a realização de uma ação intitulada “Desperdício Invisível”, no Dia Mundial da Água, 22 de março, no Centro Comercial Continente de Portimão.
O “Março Azul” tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o valor da água, a sua finitude e a melhor forma de cada pessoa utilizar este recurso, "contribuindo para uma sociedade mais consciente e capaz de colocar em prática comportamentos que se perpetuem pelas gerações futuras", sublinha a empresa.
O conjunto de iniciativas visa reforçar a campanha de informação para a redução do consumo de água no Algarve, lançada no dia 1 de fevereiro pela Águas do Algarve, em parceria com os municípios da região.