A iniciativa, que contou com a inscrição de 91 agregados familiares, pretende desviar matéria orgânica do aterro, através da deposição de restos de comida nos compostores instalados, contribuindo para a produção de um composto 100% natural, que será posteriormente distribuído à população e que poderá ser utilizado como fertilizante nos jardins e hortas locais.
A ação, alinhada com a estratégia municipal de redução de resíduos e promoção da economia circular, contou com a presença do executivo municipal, «reforçando o compromisso conjunto para uma gestão sustentável dos resíduos e cumprimento das metas nacionais» que determinam que, até 2035, apenas 10% da produção total de resíduos poderá ser depositada em aterro, assinala a empresa.
Além da apresentação do projeto, os participantes tiveram a oportunidade de levantar o seu kit de compostagem, garantindo o envolvimento direto da população no processo. A tarde foi ainda animada com atividades educativas e um lanche, promovendo a sensibilização ambiental de forma dinâmica e inclusiva.
A EMARP adianta ainda que, «quem não teve oportunidade de participar ainda pode inscrever-se na Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, das 9h00 às 17h00, e levantar o seu Kit de Compostagem».
Para mais informações contactar a EMARP através do 808 282 260 (8h30 – 17h00).