A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) financia a sustentabilidade do projeto das Estações Meteorológicas do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes (AEMTG), através da oferta de um novo DataLogger – «o equipamento mais importante da estação, que permite gerir a recolha e o registo de dados das medições feitas pelos sensores meteorológicos».
Na manhã desta terça-feira, durante a visita realizada à Estação Meteorológica, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, foi reiterado o apoio da EMARP ao projeto no âmbito do compromisso social da empresa com a educação e a sustentabilidade ambiental.
Nas duas estações automáticas, localizadas nas escolas Manuel Teixeira Gomes e Prof. José Buísel, a funcionar em rede e em full-time, são efetuadas medições de 7 variáveis: temperatura, precipitação, pressão, vento, humidade, radiação solar e radiação ultravioleta. Estes dados, disponíveis para consulta, são específicos do concelho de Portimão e, segundo a empresa, «revestem-se de enorme importância para o estudo do clima e para as previsões meteorológicas, tendo já servido o propósito de apoiar investigações académicas».
O projeto implementado em 2001, pelo grupo de professores de geografia do AEMTG, continua a fomentar o desenvolvimento na literacia científica, mantendo-se em constante atualização e colaboração com grupos de diferentes áreas disciplinares, dentro da escola, e aberto à comunidade educativa em que se insere, realça nota divulgada.