Cultura

Em setembro, Paderne tem um castelo de portas abertas para si

CM Albufeira
CM Albufeira  
O mês de setembro começa com o regresso da iniciativa “Castelo de Portas Abertas”. Todas as quartas-feiras, os visitantes vão poder percorrer «um dos maiores símbolos do património histórico regional, com entrada gratuita».

PUB

Nota do Município de Albufeira explica que, sendo um dos cartões de visita do concelho, o Castelo de Paderne é uma fortificação militar erguida durante o período almóada, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1971.

As visitas inserem-se no âmbito da iniciativa “Castelo de Portas Abertas”, organizada pelo Município de Albufeira. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, “o objetivo passa por valorizar um dos maiores símbolos do património histórico regional”. José Carlos Rolo lembra ainda o êxito alcançado pela iniciativa em anos anteriores, “que tem contribuído para dar a conhecer uma parte importante da história de Albufeira”.

O Castelo de Paderne encontra-se a cerca de 100 metros de altitude, num local considerado estratégico para a defesa do Califado. Foi construído ainda no séc. XII, e conquistado definitivamente em 1240, por D. Paio Peres Correia. Viria depois a ser integrado no sistema de defesa do reino cristão, sendo apenas desativado em meados do séc. XIX, no ano de 1858. Albergou parte da população local até ao princípio do séc. XVI, altura em que a povoação abandonou o interior das muralhas para se relocalizar a norte.

De acordo com a mesma publicação enviada ao nosso jornal, o atual estado de conservação reflete, por isso, a ausência de população durante vários séculos, bem como as consequências do terramoto de 1755. Nos últimos anos, tem sido alvo de vários trabalhos de reabilitação, que têm procurado recuperar as estruturas que foram sobrevivendo ao teste do tempo.

Durante o mês de setembro, os visitantes interessados em conhecer o Castelo de Paderne vão poder fazê-lo todas as quartas-feiras, entre as 10h00 e as 16h00. A participação é gratuita, e não carece de inscrição. No local, vão estar também técnicos do Município especializados na área, remata a nota da autarquia.