Em nota divulgada, a Câmara de Faro adianta que desde a sua abertura, deram entrada no CROAF 1.551 animais, dos quais 831 gatos de rua, ao abrigo do Programa C.E.D (Captura-Esterilização-Devolução), promovido pelo Município. Para além desses 831 animais, a equipa de veterinários do CROAF esterilizou mais 288 animais recolhidos, totalizando 1.119 esterilizações ao longo dos 2 anos de funcionamento.
Desde o início do seu funcionamento, o CROAF devolveu às famílias 125 animais que foram encontrados perdidos, e promoveu a adoção responsável de 333 animais.
Outro dado que o Município sinaliza como muito positivo é a diminuição do número de animais errantes recolhidos, que passou de 223, em 2023, para 150, em 2024. Para a autarquia, "esta diminuição resulta do trabalho realizado, não só na recolha de animais, mas também na sensibilização que tem sido realizada junto da comunidade farense, para o não abandono e para a adoção responsável".
Neste âmbito, o Município promoveu o projeto “Faro Integra”, através do qual os alunos e utentes das diversas instituições, escolas e lares do concelho podem visitar as instalações do CROAF e aprender mais sobre adoção responsável e bem-estar e cuidados a ter com os animais de companhia.
Em 2024, foi celebrado ainda um protocolo com a Apatris XXI, visando a integração profissional dos seus utentes e lançou o Regulamento de Cuidador de Colónias de Gatos do Município de Faro, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado destes cidadãos e apoiá-los no desenvolvimento do mesmo.