Desde que foi criado, em 2021, o Centro Qualifica de Lagoa já recebeu 1048 pessoas em busca de orientação e encaminhamento para formação escolar ou profissional, para certificação das suas competências ou integração qualificada no mercado de trabalho.
Segundo nota da autarquia de Lagoa, no ano letivo 2023/2024, «o centro obteve mesmo um desempenho acima da média nacional, quer no número de alunos inscritos, quer nos encaminhados para formação e nos certificados com a escolaridade obrigatória».
Em jeito de balanço, o CQ de Lagoa confirma que, no ano letivo passado, teve 636 inscritos, enquanto a média nacional foi de 502, encaminhou 522 pessoas para programas específicos após avaliação inicial (média nacional foi 468) e certificou com a escolaridade obrigatória 59 formandos, enquanto a média nacional foi de 48.
Em 2021, o centro arrancou com 117 inscritos, no ano seguinte teve 294, número que quase triplicou em 2023. Ao nível dos encaminhamentos, foram direcionados para o programa RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) ou para formação profissional lecionada por entidades parceiras, 115, 276 e 522 pessoas, respetivamente no primeiro, segundo e terceiro anos de funcionamento do Centro. Certificados foram todos os que concluíram com sucesso o processo de RVCC e obtiveram a certificação de escolaridade obrigatória, num total de 31, 42 e 59 pessoas em cada um dos três anos letivos.
Neste período, «o Centro Qualifica de Lagoa tem vindo a expandir a sua oferta formativa para se adaptar às necessidades do mercado de trabalho e às expectativas dos formandos, abrangendo hoje várias áreas do conhecimento e setores de atividade», regista a publicação.
A resposta foi realizada em formações modulares certificadas, garantidas pela parceria com o IEFP, e incluiu cursos de Excel, Gestão do Tempo, Comunicação Interpessoal e Assertividade, Línguas Francesa e Inglesa de vários níveis, Português, Literacia Digital, Higiene e Segurança no Trabalho, Inteligência Emocional, Liderança e Motivação de Equipas, Primeiros Socorros e Técnicas de Procura de Emprego.
Em simultâneo, o Centro Qualifica deu também um contributo na formação e desenvolvimento das competências de 135 funcionários do Município de Lagoa, oferecendo certificação na escolaridade obrigatória e formações modulares certificadas adaptadas às suas necessidades, realça a edilidade.