A Comissão Política do PS reúne-se hoje à noite para aprovar a versão final das listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, encontro que será antecedido por uma reunião do Secretariado, o órgão de direção.
O presidente da Assembleia da Republica, Augusto Santos Silva, vai voltar a encabeçar a lista do PS no círculo Fora da Europa, e o médico e presidente da SEDES, Álvaro Beleza, será “número um” por Vila Real.
Além de Augusto Santos Silva e de Álvaro Beleza, fonte da direção do PS adiantou hoje à agência Lusa que a ex-secretária de Estado e atual deputada Jamila Madeira repetirá como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Faro nas legislativas antecipadas de 10 de março.
Álvaro Beleza, conotado com a ala mais à direita do PS, apoiou Pedro Nuno Santos na corrida à liderança deste partido, ao contrário de Augusto Santos Silva e de Jamila Madeira que apoiaram a candidatura derrotada do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Pelos estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar um terço do total de lugares, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, vai voltar a ser cabeça de lista no círculo de Aveiro, e Alexandra Leitão, que coordena o programa eleitoral dos socialistas, também repetirá como “número um” em Santarém.
Até agora, as principais novidades são as escolhas da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, para encabeçar a lista no círculo eleitoral de Lisboa, que desde 2015 teve António Costa como “número um”, e do presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, para liderar a lista pelo Porto.
Tal como aconteceu nas eleições legislativas de 2022, Ana Catarina Mendes volta a encabeçar a lista por Setúbal, o mesmo acontecendo com Francisco César nos Açores.
No Porto, sabe-se que a primeira indicação da Federação desta estrutura é o de João Torres, membro do Secretariado Nacional e futuro diretor da campanha do PS, que deverá ocupar a segunda posição neste círculo eleitoral.
Em Lisboa, na lista encabeçada por Mariana Vieira da Silva, o ex-secretário de Estado e presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Marcos Perestrello surge em segundo lugar, e o ministro das Finanças, Fernando Medina, na terceira posição.
Lusa