Nota do Município de Portimão enviada ao Algarve Primeiro indica que, o programa Formação +Próxima resulta de uma colaboração entre a autarquia e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, contando com o apoio da Associação Turismo de Portimão (ATP), da Associação Portimonense do Comércio e Serviços (APCS) e da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).
Trata-se de um programa criado em 2022, com o objetivo de incrementar várias áreas formativas, incluindo as relacionadas com as competências comportamentais, gestão, marketing, inteligência artificial, finanças e F&B.
De acordo com o Município, o projeto representa, atualmente, "uma forte mais-valia relativamente à oferta formativa", desenvolvendo percursos formativos de português para estrangeiros, idiomas (inglês, francês, alemão e espanhol), finanças para não financeiros e inteligência emocional, mas também contempla vertentes mais técnicas, capacitando os participantes com novas ferramentas específicas para melhorar competências nas suas funções profissionais.
Liderança, gestão e motivação de equipas, gestão de redes sociais, “revenue management”, inteligência artificial, atendimento, gestão de reclamações, gestão de conflitos, gestão de stress, regulamento geral proteção de dados, serviço de vinhos, serviço de restaurante, serviço de bar, enoturismo, técnicas de cozinha/pastelaria e “housekeeping” são as outras ações que integram a oferta formativa.
Até este ano, já se realizaram 124 200 horas de formação, beneficiando aproximadamente três centenas de formandos, onde se inclui a formação específica dirigida aos funcionários dos refeitórios de todos os agrupamentos escolares do concelho, regista a missiva.
Através do link https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ pode ser obtida informação sobre percursos formativos, bem como efetuadas as inscrições.