Para que uma pessoa perca peso é necessário que gaste mais calorias do que aquelas que consome.
Nesse sentido, para perder peso sem fazer dieta, os especialistas afirmam que é preciso praticar exercício físico em quantidades suficientes para conseguirmos perder uma boa parte das calorias consumidas ao longo do dia; um valor exagerado, explicam.
O importante de aliar a prática de exercício físico à dieta selecionada e saudável é que, «dessa forma, a pessoa consegue manter o peso desejado, enquanto se só reduzir a ingestão de alimentos, facilmente recupera o peso perdido e até pode acumular mais».
Segundo os especialistas, para perder peso é preciso alcançar o déficit calórico - quando o total de calorias ingeridas na alimentação é menor do que o total de calorias queimadas pelo corpo em determinado período, por exemplo, em 24 horas.
Para emagrecer, é preciso criar um balanço energético negativo, gastar mais calorias do que consome. Deste modo, «é muito difícil emagrecer sem modificar os hábitos alimentares porque a quantidade de exercício físico que precisamos de realizar para perder peso é tão grande que, a maioria das pessoas não a conseguiria suportar», explicam.
De acordo com a médica endocrinologista Maria Edna de Melo, do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), normalmente nos estudos que associam a atividade física com a perda de peso, os participantes fazem déficit calórico de 300kcal a 500kcal por sessão. É como se fosse uma corrida de 1 hora, de média intensidade, todos os dias. Não é correr uma vez por semana - aponta a endocrinologista, ressaltando que, «a atividade física faz bem a todo o organismo e até promove a saúde mental, pelo que não deve ser encarada só para perder peso».
Assim, se combinarmos exercício físico com uma dieta saudável aliados ao déficit calórico, podemos emagrecer aquilo que desejarmos e, sobretudo manter o peso, a forma e o bem-estar, «pois perder peso não é só uma questão de estética, mas sim de saúde e de qualidade de vida».
Segundo o educador físico Dudu Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech, os efeitos da atividade física, sem dieta, são limitados, mas há estratégias que podem colaborar, tais como "melhorar a qualidade e o tamanho das porções da alimentação, a hidratação e a qualidade do sono e gerir o stress".
A atividade física regular traz benefícios cardiovasculares, melhora a sensibilidade à insulina, aumenta a saúde mental e pode reduzir o risco de muitas doenças crónicas, independentemente da perda de peso - explica o profissional.
O mesmo especialista adianta que, para se perder peso de uma forma equilibrada, saudável e duradoura, é fundamental que diminuamos o número de calorias que ingerimos diariamente através da adoção de melhores hábitos alimentares e que pratiquemos exercício físico diário de intensidade moderada.
Caminhar também acarreta muitos benefícios para a saúde, ajuda a manter o peso, mas se não reduzirmos a ingestão diária de calorias, o impacto não é muito significativo nno que se refere ao emagrecimento, completa.
O técnico realça ainda que, a combinação de dieta e exercício pode melhorar significativamente a saúde metabólica, reduzindo o risco de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol alto, pois há redução geral na gordura corporal e melhorias na sensibilidade à insulina.
«Sem dieta para promover déficit calórico: o exercício por si só pode não resultar em perda de peso significativa. Isso ocorre porque o aumento do apetite pós-exercício pode levar a um consumo calórico que compensa ou até excede o gasto energético».
Por fim, os especialistas reforçam que, «fazer dieta não é passar fome, muito menos retirar alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas sim, selecionar muito bem aquilo que se consome».
Optar por carnes brancas, refeições ligeiras à noite, incluir mais fruta e legumes às refeições, consumir menos hidratos de carbono e optar sempre pelos complexos (integrais), beber em média 2 litros de água por dia, reduzir ou suprimir as frituras, os doces, os refrigerantes, a charcutaria, salsicharia, os enlatados e produtos industrializados da nossa alimentação, é a garantia de que vamos perder peso e que vamos adotar um estilo de vida mais saudável. Com a prática de 1 hora de atividade física intensa por dia, certamente que vamos conseguir alcançar o corpo dos nossos sonhos e de uma forma duradoura, concluem.