Sociedade

É já amanhã que começa a 11.ª edição da Rota do Petisco com a participação 292 estabelecimentos

É já amanhã que começa a 11.ª edição da Rota mais esperada do Algarve.

PUB
Durante um mês, até dia 10 de outubro, o desafio que a Associação Teia D'Impulsos propõe é para "correr" o maior número de estabelecimentos aderentes, espalhados por 11 municípios que valem a pena visitar e não apenas por motivos gastronómicos, colecionando carimbos num Passaporte solidário com vantagens e prémios.
 
De Aljezur até à ilha de Tavira, são 292 estabelecimentos que este ano decidiram fazer parte desta aventura gastronómica, servindo à mesa os melhores petiscos da região confecionados a partir de produtos locais. A diversidade é muita, desde sabores do mar e da serra algarvia, a pratos de autor na Rota dos Chefs e cozinha estrangeira na Rota do Mundo. 
 
As crianças e jovens petiscam na Rota dos Môces Pequénes e há quem queira e possa pedir a opção vegetariana. Cada um destes menus de Petisco (prato + bebida) tem o preço simbólico de 3 euros e há também o Doce (sobremesa + bebida) por 2 euros.
 
Para isso, basta apresentar o Passaporte que poderá adquirir num dos estabelecimentos aderentes ou junto de um dos pontos de venda oficiais (disponíveis para consulta em www.rotadopetisco.com), cujo valor (1,5€) reverte na íntegra para nove projetos sociais de instituições do Algarve.
 
Este ano pode partir à descoberta da Rota do Petisco de táxi, comboio ou até de barco para a Ilha de Tavira, com descontos no respetivo transporte. No interior do seu Passaporte encontrará uma série de vantagens em cada município, como entradas gratuitas em museus. Ao juntar 12 carimbos, habilita-se também a ganhar prémios, entre estadias em hotéis, experiências de barco e de balão, massagens e tatuagens. 
 
O objetivo da associação que organiza o evento, é dar a provar e valorizar as iguarias do Algarve, dinamizando os vários municípios, assim como, este ano, contribuir de algum modo para a retoma da atividade da restauração.