O Projeto Gea - um movimento voluntário que desenvolve campanhas de apanha de lixo em bairros, parques e áreas protegidas, irá percorrer, através dos seus fundadores, o sotavento algarvio de bicicleta dinamizando campanhas de apanha de lixo durante o pôr-do-sol.
Durante uma semana, entre 5 a 11 de junho, Vivi e António, os criadores do Projeto Gea, irão pedalar um trajeto de cerca de 115 quilómetros entre Vila Real de Santo António e a Praia de Faro, procurando sensibilizar a população para a problemática da poluição. O objetivo é percorrer esta distância com a menor pegada ecológica possível enquanto desenvolvem ações de apanhas de lixo ao longo da costa sudeste do Algarve durante o final de tarde, terminando com um pôr-do-sol.
O ‘Trashy Sunsets’ (“Pores-de-sol de Lixo”) procura ser um trocadilho para sensibilizar para a poluição do planeta, nomeadamente no descarte inconsciente de lixo que inevitavelmente vai parar aos ecossistemas naturais e maioritariamente ao oceano, e no excessivo uso de automóveis, que contribui para o crescente aumento da poluição sonora e atmosférica na região.
A iniciativa totalmente voluntária e sem qualquer apoio de financeiro de entidades, é inspirada nas ações de sensibilização desenvolvidas pelo The Trash Traveler em Portugal.
Qualquer pessoa que acredite na causa poderá apoiar o Projeto Gea - através da angariação de fundos criada na plataforma digital Go Get Funding. Outra forma de apoiar a iniciativa é seguindo as páginas do Projeto Gea e juntando-se às suas ações de apanha de lixo durante o Trashy Sunset ou divulgando as mesmas.