Instalada a norte da vila, na Rua das Comunidades Portuguesas, numa área de construção de 756 m², a nova Unidade de Saúde Familiar será apetrechada com seis gabinetes médicos, salas de enfermagem e tratamentos, áreas para saúde materna e infantil e espaços administrativos e logísticos, segundo confirma a autarquia num comunicado.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, sublinhou a importância deste investimento para responder às necessidades crescentes da população.
"Este projeto dá continuidade à estratégia municipal que prioriza a ampliação de respostas de cuidados de saúde e inclusão social aos munícipes, bem como o reforço dos serviços prestados no Centro de Saúde, que ficará com novas salas para outras finalidades e responder da melhor forma ao crescimento do nosso concelho", destacou.
Em breve vai iniciar-se a 2ª fase de intervenções no edifício do Centro de Saúde focadas na eficiência energética assim como a 2ª fase da requalificação do jardim envolvente.
Um trabalho desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal e diversas entidades, para criar "respostas, com efeitos reais na vida das pessoas. É esse o nosso objetivo maior, é essa a nossa missão", frisou Vitor Guerreiro recordando que o concelho acolhe outra estrutura importante na área da saúde a sul do país, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul. Já refletindo sobre os serviços de saúde na região do Algarve, Vitor Guerreiro sublinhou a urgência da construção do novo Hospital Central do Algarve.
O arranque da obra contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, do presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve I.P, José Apolinário, da Vice-presidente da Câmara Municipal Marlene Guerreiro, vereadores, do presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, Ulisses Brito, do projetista António Neto Freire da empresa Urbitraço Lda., e o empreiteiro Armando Gago, da Martins Gago & Filhos Lda. entre outras entidades, civis militares e religiosas.