No dia 19 de outubro será apresentado o documentário "A Fortaleza dos Pescadores" no Centro de Interpretação da Lota de Sagres, pelas 16 horas, com a presença da realizadora.
Na sinopse do documentário, lê-se que “A obra aborda sobretudo a relação dos pescadores com a Fortaleza e as várias fases pelas quais esta relação tem passado. Se, antes de 1997, a Fortaleza tinha as portas abertas 24 horas por dia, permitindo a pesca à cana a qualquer hora, uma mudança de rumo no destino e gestão do monumento veio mudar a realidade e criar momentos de tensão com a comunidade local, sobretudo com os pescadores. Ao longo de cerca de uma hora, através de imagens e testemunhos, o documentário conta essa e outras histórias. Fala também da sensação de pertença, do prazer de olhar o mar do alto do promontório, e da força da natureza que o Homem ousa em enfrentar. Aborda ainda a essência de um monumento que só existe por inteiro ao acolher os pescadores que dão às suas rochas nomes de pesqueiros”.
Segundo adianta nota da Fortaleza de Sagres, na ocasião será também dado a conhecer o trabalho que se encontra a decorrer, para a apresentação de um novo documentário que aborda a relação da comunidade local com o monumento da Fortaleza de Sagres e que tem estreia agendada para 7 de dezembro, no âmbito do programa Fortaleza Cultural 2024.
“A Fortaleza dos Pescadores” é um projeto da ATGDM – Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, realizado e filmado por Ana Medeira, com o guião de Fúlvia Almeida, a música original de Diogo Russo e as imagens aéreas de Carlos Neto. Teve a sua estreia no auditório da Fortaleza de Sagres, como evento de encerramento do programa cultural DiVaM em dezembro de 2023.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Fortaleza de Sagres e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Docapesca de Sagres.