Sociedade

Docente da UAlg nomeado Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres

Professor Manuel Célio Conceição (Foto UAlg)
Professor Manuel Célio Conceição (Foto UAlg)  
Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, foi nomeado Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo Governo francês. A cerimónia de entrega das respetivas insígnias decorreu, no passado dia 19 de setembro, na embaixada de França, em Lisboa, informou a Universidade do Algarve numa publicação.

As insígnias foram entregues por Hélène Franaud-Delfromont, embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República Francesa junto da República Portuguesa. 
 
Estiveram presentes, entre outros convidados, o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Luís Sérgio Vieira, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário. 
 
Segundo a UAlg, esta distinção é atribuída, segundo o despacho, a personalidades que se distinguem pela sua atividade nos domínios da cultura e da comunicação e pela contribuição para a promoção das Artes e das Letras em França e no mundo.
 
A atividade de Manuel Célio Conceição, centra-se na área das ciências da linguagem, em particular nos domínios da diversidade linguística e cultural, do multilinguismo e das políticas linguísticas e da comunicação de ciência (área em que coordena uma tarefa específica na Aliança da Universidade Europeia dos Mares SEA-EU), lê-se na mesma publicação. 
 
Refira-se que Manuel Célio Conceição já tinha sido distinguido com o grau inferior desta Ordem Honorífica (Chevalier), em 2013.